CONSTRUIR UM ABRIGO

Nesta altura do ano, por excelência propícia a acampamentos, cá fica mais uma sugestão para apreciarem a vida ao ar livre: o abrigo.


A função principal de um abrigo é proteger o escoteiro do frio, vento, chuva e outras condições climatéricas desagradáveis ou mesmo perigosas para a sua saúde. Um abrigo bem construído também pode oferecer conforto e bem estar psicológico.


Quanto maior for o tempo de acampamento, maior será a importância a dar à forma como o abrigo é construído. Um abrigo feito à mão pode ir de um rápido e simples alpendre a uma cabana de troncos completamente calafetada. A sofisticação do abrigo a construir depende de vários factores como o tempo e material disponíveis, o conforto pretendido e naturalmente o engenho do “artista”! Uma característica fundamental para construir um abrigo eficaz e “habitá-vel” é improvisar. A improvisação combinada com a criatividade e alguns conhecimentos básicos podem produzir um abrigo robusto e confortável.


Dever-se-á procurar um local seco para acampar, preferencialmente plano, sem pedras, ramos ou coutos de troncos (daqueles que nos fazem dar voltas a noite inteira sem dormir!). O conforto do abrigo começa com a escolha do local. Um ponto alto no terreno, um local bem aberto e afastado de pântanos é o ideal. Para além disso, há que ter atenção à intensidade e direcção do vento. A entrada do abrigo deve sempre estar “de costas” para o vento. O tipo de abrigo a construir depende do tempo disponível para o preparar e do tempo que nos vamos servir dele.
Há vários tipos de abrigo. Desde aqueles que se fazem aproveitando os recursos que a natureza nos dá, como é o caso dos salgueiros, das árvores caídas ou dos troncos; até àqueles que, para os construir, recorremos a materiais, como é o caso de pára-quedas, de colmo ou em “A”, o alpendre, o famoso teepee (que falámos no Canto de Patrulha anterior), o mongol ou o abrigo do Índios Navajos ou abrigo subterrâneo, que pela sua peculiaridade passamos a descrever:
- escava-se no solo um buraco rectangular ou quadrado, com cerca de um metro de profundidade;
- escoram-se as paredes com toros presos por estacas e faz-se uma rampa de acesso;
- criam-se cerca de três estacas de cada lado (na parte de fora, afastados cerca de 50 cm do limite do buraco) para suportarem um tronco que servirá de apoio às varas do colmo;
- o colmo é constituído por diversas varas flexíveis que atravessam o abrigo de lado a lado, formando uma cobertura curva;
- cobre-se a estrutura com folhas, oleados, panos de tenda, sem esquecer, obviamente, de fazer um respirador!!
Este abrigo é desaconselhado durante as épocas de chuva, porque inunda sempre!

Sem comentários: