COMO ACTUAR EM CASO DE ACIDENTE

Como ainda não possuis suficientes conhecimentos para tratares de sinistrados de certa gravidade, vais ter necessidade de recorrer às pessoas capazes de o fazer.
A chamada de socorro deve de ser feita de forma prática e precisa. Para isso, deves proceder da seguinte forma:
o Conservar a calma e evitar que sejas contagiado pelo nervosismo do sinistrado ou doutras pessoas presentes;
o Não confiar, sem reserva, nas sugestões dadas por pessoas que não sejam médicos, enfermeiros ou socorristas ou ainda nos que, em socorrismo, revelam ter conhecimentos menores que os teus;
o Procurar afastar as pessoas que não sejam realmente necessárias;
o Tratar o sinistrado com bom-senso e incutir-lhe confiança, em especial se mostrar alarmado;
o Quando forem vários os sinistrados, chamar a atenção para se prestarem cuidados em primeiro lugar aos que apresentarem lesões mais graves;
o Examinar o local e tomar consciência do que na verdade aconteceu;
o Verificar o número de feridos;
o Saber fornecer a identificação do local: quilómetro...da estrada de ...para..., ou o nome da rua e a localidade onde o acidente ocorreu;
o Assegurar-se se é necessário, ou não, algo mais que ambulância (gruas, reboques, etc., isto em caso, por exemplo, de veículos tombados, em que estejam a impedir a circulação).
Em seguida tens de actuar com decisão e desembaraço. Se os meios de socorro não estiverem próximos, deves de telefonar para:
SOS – 112;
Cruz Vermelha – 291 741115;
Bombeiros : 291 200930 ou 291 229115;
PSP – 291 208200;
GNR – 291 222043.
Em caso de intoxicação por gás de cozinha, uma precaução adicional: abrir as janelas e portas da casa onde o acidente se deu, de forma a provocar uma forte ventilação e, por conseguinte, a dissipação do gás. NUNCA acender lume ou ligar a electricidade: uma pequena faísca, que fosse, seria o suficiente para dar lugar uma explosão, de consequências imprevisíveis. Não esqueças, porém, de providenciar no sentido de ser detida a fuga de gás.

Uma prioridade...EVITAR O ACIDENTE!
Se calhar não sabes que os acidentes que ocorrem, quer em casa, quer na rua, causam anualmente mais mortes que as doenças ou mesmo as guerras. Deves, por isso, estar atento e saber o que fazer, no caso de assistires a um desastre.
As regras de prevenção de acidentes ou contra perigos devem ser muito bem observadas.
A figura seguinte representa diversas possibilidades de acidentes caseiros.
Mas não é só em casa que o acidente espreita. Ele pode ocorrer na rua ou até numa actividade em que tomas parte.
Respeita as regras de trânsito, e as regras que te impõem em casa, na escola, nos escoteiros, lembra-te que os teus pais, o teus professores, os teus chefes são teus amigos, e se te aconselham é para teu bem.

Sem comentários: