SIGNIFICADO DO DIA DO PENSAMENTO

Por curiosa coincidência, os aniversários de Baden-Powell e de sua mulher Olave Baden-Powell, ocorrem no mesmo dia – 22 de Fevereiro. Os Escoteiros porque estão gratos a estes grandes amigos e benfeitores de toda a juventude, aproveitaram a data para a transformarem no «Dia do Pensamento» ou «da Meditação».
Como é próprio do nosso Movimento, as comemorações desta natureza não se confinam a limites meramente simbólicos. Não obstante dedicarem alguns momentos à meditação sobre os ideais de fraternidade que o Movimento proporciona e fomenta, não deixam, contudo, de agradecer a Deus, sempre que possível em cerimónia religiosa expressamente organizada para o efeito, o privilégio que para eles constitui a dádiva das vidas de Baden-Powell e a inspiração que eles tiveram ao criar e desenvolver os Movimentos Escotistas e Guidistas, bem como o trabalho de tantos Escoteiros e Guias que deram continuidade à iniciativa do Fundador, o que permitiu que essas maravilhosas realidades chegassem até nós.
Na mesma ordem de ideias, os Escoteiros dedicam alguns momentos à lembrança daqueles irmãos que, por motivos de ordem política ou outros, se encontram impedidos de usar o nosso uniforme, bem como dos que vivem dias amargos em países onde existe o furor da guerra.
Exprimem, então ardentes votos de que a Paz volte a reinar na Terra, para que a Grande Fraternidade Universal seja finalmente realizada.

Sem comentários: