HISTÓRIA E JOGO DO QUIM

História

Quim, um nome tão divulgado no Escotismo, é o principal personagem, um rapaz, de um romance, «As Aventuras de Quim», do famoso escritor inglês Rudyard Kipling, e que Baden-Powell adoptou como modelo do treino da observação.
É uma história fantástica que nos conta que:
Kimballe O’Hara, abreviadamente Quim, era filho de um sargento irlandês, em serviço num regimento da Índia.
Órfão de pai muito cedo, foi educado em casa de uma tia, de condição modesta, que vivia igualmente nessa parte da Ásia. Quim acompanhava frequentemente um velho sacerdote nas suas viagens através do país, o que lhe valeu tomar conhecimento perfeito das regiões atravessadas e dos costumes dos habitantes.
Certo dia, foi encontrado pelo regimento em que o seu pai servira, cujo chefe de exploração o colocou ao seu serviço, por o ver tão inteirado dos costumes dos habitantes, conhecedor da sua língua, que aprendera em criança com os seus companheiros de brincadeira, e vestindo correctamente o traje indígena. Convencido das qualidades excelentes da exploração, dedicou-se a ensinar-lhe a observar e a fixar os pormenores aparentemente menos importantes de todos os factos que se passavam á sua volta.
Um dos exercícios consistia em lhe mostrar, durante um minuto, um prato com diversos objectos, que em seguida escondia, mandando Quim mencionar o que tinha visto.
Depois de treinado e desenvolvido o seu espírito de observação, Quim foi colocado nos Serviços Secretos, tendo prestado, no meio de grandes aventuras, inúmeros serviços ao seu país.
O jogo do Quim

Durante alguns minutos vais imitar o pequeno Quim e, como tal, observar, num minuto, cerca de 25 pequenos objectos que o teu chefe, o guia, outro companheiro, ou mesmo um dos teus familiares, colocaram numa mesa.
Depois de os objectos serem tapados com um pano, deves escrever ou dizer os seus nomes, logo de seguida. Tens 2 minutos para fazer a lista dos objectos que observaste.
Para fazeres esta prova, tens de te lembrar, pelo menos, de 16 objectos. Mas um bom observador deverá registar os 25.
Isto só se consegue, executando o jogo várias vezes e em diferentes ocasiões.

Outras variantes é por exemplo, de olhos vendados, tentar descobrir certos objectos pelo tacto, pela audição, pelo olfacto, pelo paladar.

Sem comentários: