SEGUIR PISTAS PARTE I


Os Escoteiros usam os sinais de pista para “comunicarem” ou seja é uma forma de transmitir de uma forma gráfica o que se pretende , geralmente são usados em jogos ou passeios. É acima de tudo uma boa actividade de observação.

Mas para iniciares esta técnica tens que aprender a ler os sinais de pista, alguns são idênticos aos usados no passado pelos aventureiros, indígenas e exploradores.

Nas estradas, nos campos e no mato encontramos sinais deixados no chão, nas árvores e nos rios, por animais ou pessoas. A essas pegadas, quando tomadas numa direcção e com um fim, é que denominamos "pista". Seguir uma pista exige observações que pões em jogo a acuidade dos sentidos e o vigor da inteligência. Quem se dedica a essa actividade adquire conhecimentos muito úteis e elevado grau de percepção das coisas.

Naturalmente que seguir uma pista real para a descoberta de um animal ou pessoa, exige experiência treino e conhecimentos que muitas vezes nos escapam. Por isso é que os Escoteiros iniciam a aprendizagem utilizando sinais convencionais próprios, colocados em pontos que facilitam a observação.

Aprender a seguir pistas não é arte fácil pelo que aprender teoricamente, na sede, apenas tem o objectivo de fornecer dados para o desenvolvimento e apuramento dos sentidos e do raciocínio. A melhor forma para adquirir experiência neta área é praticar como tal uma história inventada durante uma caminhada, por exemplo, em que o objectivo é a procura de um elemento fugido do acampamento, é uma situação que pode parecer real e que ajuda a exercitar os sentidos principalmente os da observação e raciocinio.

Numa fase de aprendizagem os sinais convencionais devem ter em a tenção:

*Os sinais são feitos à direita dos caminhos florestais e á esquerda nas estradas;
*Os sinais devem ser visíveis;
*Quando está vento não podem ser utilizados papéis ou folhas;
*Os sinais não devem ser traçados a mais de um metro de altura do solo;
*Nos cruzamentos de estradas deve sempre ser colocado o "caminho a evitar" nas que não vão ser utilizadas;
*Nos lugares de movimento devem ser feitos muitos sinais;
*Os sinais devem ser traçados obedecendo as condições do terreno: em terrenos difíceis, de 2 em 2 metros, nas rochas, de 5 em 5, nas matas, de 20 em 20, nos campos, de 30 em 30 metros.
São diversos os sinais convencionais e tentaremos apresentar aqui alguns deles, principalmente os mais usados, assim como as situações em que eles devem ser colocados.

“A pista” tem sempre um começo e um final marcados com sinais característicos. Se te perderes volta sempre a até o último sinal que achas-te e procura com atenção nas proximidades até encontrares o próximo. Anda devagar e com os olhos bem atentos.
.....Próxima postagem sinais de pista mais usados......

Sem comentários: