SAUDAÇÃO À BANDEIRA

Quando uniformizado, ao hastear ou arrear da bandeira ou quando passa em desfile, deves em posição de sentido, fazer a saudação, até que termine a cerimónia ou passe a bandeira.
Se fores convidado a levar a bandeira para ser hasteada ou arreada, nunca a deves deixar tocar no chão.
Se estiveres à paisana, descobre a cabeça e mantém algum tempo de silêncio como sinal de respeito.


Içar

Deves de demonstrar aprumo e respeito quando transportas a bandeira até ao mastro. A bandeira deve de ir dobrada e não enrodilhada e a roçar no chão. Deves, depois, mantê-la no teu braço ou ombro.
Depois de ligada à adriça e ao mastro (usa o nó de escota), iça-se um pouco até á altura da tua cabeça e espera a ordem para fazê-la subir.
Quando estiver içada, ata cuidadosamente a adriça ao mastro e só depois farás a saudação.
Se as bandeiras são colocadas em arco, a bandeira nacional fica ao centro e, portanto, num ponto mais alto. Quando duas ou mais bandeiras forem colocadas no mesmo mastro, a Nacional fica no ponto mais alto.
Quando a arvorada a meia haste (sinal de luto), a bandeira sobe primeiro ao ponto mais alto do mastro e depois é que desce a meia haste do mesmo.

Arriar

Depois da ordem de arriar, começa por fazer a saudação e de seguida desata a adriça do mastro.
Começa, então, a baixar lentamente a bandeira, acompanhado a descida com os acordes do hino nacional, do hino da Região, do hino da AEP ou o do grupo.
Só depois da formatura acabar é retirara a bandeira da adriça e a dobras cuidadosamente, com a ajuda de outro escoteiro.
Não te esqueças de ligar os chicotes da adriça, senão corres o risco de ela saltar do mastro.

Sem comentários: