ORIENTAÇÃO - A BÚSSOLA

A bússola é o instrumento de orientação por excelência. Foi utilizada pelos navegantes italianos no século X, mas provavelmente foi inventada pelos chineses muito antes disso.


O princípio de funcionamento de uma bússola é muito simples: uma agulha magnetizada apoiada sobre uma pequena haste e empilhada em um líquido especial (querosene ou xilene) aponta sempre a direcção norte, sendo magneticamente atraída para esse pólo. No visor da bússola temos também a rosa dos ventos, para determinar a leitura com precisão.



Como utiliza-la:
Logo que se toma a bússola e se destrava, o movimento brusco faz a agulha girar por alguns momentos, passando a oscilar de um lado para o outro, até firmar-se num mesmo ponto, apontando para o norte. Girando - a cuidadosamente, faz-se a parte magnetizada da agulha (geralmente pintada de azul ou vermelho) coincidir com o N do mostrador, delimitando assim com exactidão os quatro pontos cardeais, suas divisões e subdivisões.

Para improvisar uma bússola:
Pegue uma vasilha com água, corte um pequeno disco de uma rolha qualquer e traspasse aí um alfinete, após ter esfregado bem uma de suas pontas no cabelo. Colocando o disco na água, ele vai boiar, e o alfinete com a ponta magnetizada apontará para o Norte.



Leitura de mapas com a bússola:
Os mapas, ou cartas, são um retrato fiel da região por eles representada, com todos os acidentes geográficos, rodovias, ferrovias, cidades, etc., e são projectados de acordo com os quatro pontos cardeais e com a escala de distâncias e medidas.

Todas as palavras são impressas no mapa de acordo que a sua leitura coincida com os quatro pontos cardeais, isto é: À esquerda de cada palavra é W, a direita, E, acima N e abaixo S. Portanto, ao abrir um mapa, devemos primeiramente alinha-lo conforme nossa posição, verificando o N com a bússola, descontando a dmg e estabelecendo o N verdadeiro. Feito isso, viramos o mapa para o N, e estamos então na posição correcta.

Para seguirmos qualquer direcção, basta visualizarmos a rota no terreno e colocarmo-nos em marcha.

Sem comentários: