SIGNIFICADO DA BOA ACÇÃO DIÁRIA E SUA SIMBOLOGIA

Já reparaste que o listel com a divisa «Sempre Pronto» é rematado com um nó direito? A esse nó, quando ali figurado, nós chamamos Nó da Boa Acção.
B.P. instituiu a B.A. como princípio escotista para que os Escoteiros, seguindo o exemplo dos cavaleiros andantes de outrora, que defendiam as mulheres, as crianças, os velhos, os pobres e oprimidos, prestem pelo menos um serviço todos os dias.
Qualquer Escoteiro deve fazer pelo menos uma B.A. por dia, e existem muitas que podes fazer. Por exemplo, ajudar pessoas doentes, idosas ou cegas a atravessar as ruas ou ceder-lhes lugar nos autocarros; prestar delicadamente qualquer informação que seja solicitada; na ajuda tão útil nas tarefas caseiras; a afastar dos passeios cascas de frutos que podem fazer escorregar as pessoas; não cuspir no chão; a separar e recolher lixo; a aconselhar os teus amigos a que não maltratem animais ou plantas...etc, etc, etc.
Para que nunca esqueças a prática da B.A., faz um nó na ponta do teu lenço de escoteiro ou, quando não estiveres uniformizado, na ponta do teu lenço de bolso, por exemplo.Praticada a B.A., deves desatar o nó. Porém, isso não te dispensará de fazer outras B.A., assim surja oportunidade.

Sem comentários: