BADEN-POWELL PARTE III

Algumas fotos de Baden-Powell
















































Cronologia

1857 - Nasce a 22 de Fevereiro.
1869 - É aprovado no exame para ingresso no Colégio Charterhouse.
1876 - É aprovado no exame para o exército e incorpora - se ao 13º Batalhão de Hussardos, na Índia.
1889 - Nomeado Oficial de Inteligência para a área do Mediterrâneo.
1896 - Promovido a Tenente – Coronel, é nomeado assistente do General Frederico Craniano na campanha contra os “Matabeles.”
1897 - Nomeado Comandante do 5a Batalhão De Dragões da Índia.
1899 – É publicado " Aids to Scouting", Guerra do Bôeres e Cerco de Mafeking.
1900 - Promovido a General, Organiza a Guarda Sul – Africana.
1903 - Nomeado Inspector Geral da Cavalaria. Assistente à demonstração da Brigada dos Meninos.
1906 - Prepara o primeiro esboço do Método Escotista.
1907 - Acampamento experimental na Ilha Brownsea.
1908 - Publicação "Escotismo para Rapazes".
1911 - O Rei George V passa em Revista os escoteiros em Windsor.
1912 - Casa – se com Olave Saint Clair Soames. O boy Scouts Associatiom é reconhecida oficialmente.
1914 - Início da I Guerra Mundial; mobilização de escoteiros para a Guarda Costeira e outros serviços.
1918 - Lady Baden – Powell é nomeada bandeirante – Chefe.
1919 - Primeiro Curso da Insígnia de Madeira, em Gilwell Park.
1920 - Primeiro Jamborre Mundial, em Olywpia. É aclamado Escoteiro Chefe Mundial.
1921 - Viagem à Índia. Agraciado com o titulo de Borenete.
1922 - Publicado "Caminho para o Sucesso".
1923 - Viagem ao Canadá e Estados Unidos. Recebe a Grã – Cruz da Ordem de Victória.
1924 - Jamborre do Império em Wembley. Segundo Jamborre Mundial, em Copenhaguem.
1926 - Viagem à África do Sul.
1929 - Terceiro Jamborre Mundial, em Arrowe Park, Inglaterra. Recebe o titulo de Barão Baden – Powell de Gilwell.
1931 - A Madeira tem a honra de receber Lord e Lady Baden Powell.
1933 - Quarto Jamborre Mundial, em Godolfo, na Hungria.
1934 - Primeira Missa dos Escoteiros, no Dia de São Jorge.
1935 - Viagem ao Canadá.
1936 - Comparece ao Jamborre Sul – Africano.
1937 - Recebe a Ordem de Mérito.
1938 - Muda – se para o Quênia.
1941- Morre em 08 de Janeiro

BADEN-POWELL PARTE II

Graças aos seus feitos na vida militar, Baden-Powell tornou-se um herói no seu país. Durante uma viagem a Inglaterra, Baden-Powell viu alguns rapazes criarem brincadeiras através de um livro, que ele havia escrito para batedores do exército e que continha explicações sobre como acampar e sobreviver em regiões selvagens. Então, conversando com os amigos, ele entusiasmou-se e resolveu realizar, em 1907, na ilha de Brownsea, um acampamento com vinte rapazes dos 12 aos 16 anos, onde transmitiu conhecimentos técnicos tais como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta, etc.

Devido aos bons resultados deste acampamento, Baden-Powell começou a escrever o livro "Escotismo para Rapazes" que, inicialmente, foi publicado em fascículos e vendido nas bancas de jornais, durante o ano de 1908. Os jovens ingleses entusiasmaram-se tanto com o livro que Baden-Powell organizou e fundou o Movimento Escotista.
Rapidamente o Escotismo alastrou-se por vários países do mundo. Em Portugal o Escotismo deu os primeiros passos ainda no território de Macau em 1911, tendo os seus impulsionadores regressado ao nosso país e fundado, em 1913, a Associação dos Escoteiros de Portugal. O Corpo Nacional de Escutas, veio a ser fundado 10 anos mais tarde, em 1923.

O Escotismo, nascido na Inglaterra, não respeitou fronteiras, alastrando-se por outros países, e, já em 1920, em Londres, reuniram-se num grande acampamento Escoteiros de várias nacionalidades. Foi neste primeiro acampamento mundial, denominado Jamboree, que 20.000 jovens aclamaram Baden-Powell como Chefe Mundial. Desde então, o crescimento do Escotismo foi grande e nem as duas guerras mundiais conseguiram enfraquecê-lo.
Depois de vários anos de dedicação ao Escotismo, viajando pelo mundo e fundando Associações Escotistas em vários países, Baden-Powell sentiu as suas forças escassearem. Retirou-se então para uma propriedade que possuía próximo da cidade de Nairobi, no Quénia. Ali, na companhia da esposa, dividiu o tempo entre pintura, a numerosa correspondência e as visitas de amigos. Faleceu na madrugada de 8 de Janeiro de 1941 enquanto dormia

BADEN-POWELL PARTE I

Em 22 de Fevereiro de 1857 nasceu em Londres, Robert Stephenson Smith Baden-Powell, que mais tarde seria famoso como fundador do Escotismo. Sendo o quinto de sete irmãos, filho do Rev. Prof. Baden-Powell e Henriqueta Graça Smyth, Robert teve na companhia dos irmãos mais velhos uma infância muito divertida em Londres, que naquele tempo era muito diferente da grande cidade de hoje, pois ainda oferecia muita facilidade para actividades ao ar livre. Assim, desde menino, Baden-Powell aprendeu através de caminhadas e excursões a cuidar de si. Embora órfão de pai, sempre encontrou na mãe e nos seus irmãos o apoio necessário para tornar a sua infância muito feliz.

Baden-Powell fez os seus estudos em escolas públicas, onde era muito popular e querido por todos, colegas e professores. Nas férias, aproveitava para acampar com seus irmãos mais velhos. Quando terminou os estudos secundários, Baden-Powell ingressou no exército.
Como oficial, viajou muito, conhecendo grande parte do mundo. Durante as suas viagens conheceu tribos de guerreiros da África, os vaqueiros americanos e conviveu com os índios da América e do Canadá. Graças à sua competência, honestidade e exemplo como líder de homens, Baden-Powell, fez uma carreira militar brilhante.
Podemos citar como exemplo a Guerra do Transvaal em 1889, onde comandou a guarnição de Mafeking, importante entroncamento ferroviário, cuja posse era de grande valor estratégico. A cidade foi duramente atacada, durante 217 dias, pelas forças inimigas, entre os anos de 1899 e 1900. Como havia poucos soldados regulares em Mafeking, Baden-Powell treinou os cidadãos capazes de empunhar uma arma e para isso teve que organizar um grupo de jovens cadetes, os adolescentes da cidade, que desempenhavam todas as tarefas de apoio, tais como: cozinha, comunicações, primeiros socorros, etc. Graças a esses recursos, à inteligência e coragem de seu comandante, foi possível a cidade resistir a forças muito superiores, até que chegassem reforços.
A maneira como os jovens desempenharam suas tarefas, os seus exemplos de dedicação, lealdade, coragem e responsabilidade, causaram grande impressão em Baden-Powell e, anos mais tarde, aquele acontecimento teve grande influência na criação do Escotismo.
(continua)

SEGUIR PISTAS PARTE II

Apresentamos aqui os principais sinais de pista usados nos escoteiros, certamente que faltam mais alguns mas estes são os mais usados, contamos numa outra publicação introduzir mais alguns por forma a enriquecer os teus conhecimentos.... fica atento



CAMINHO A SEGUIR


CAMINHO A EVITAR



VOLTAR Á ESQUERDA



VOLTAR Á DIREITA



TRANSPOR O CURSO DE ÁGUA



PERIGO



MENSAGEM ESCONDIDA (a seis passos)



LENHA MÁ (que não se pode usar ou não tem autorização para apanhar)



LENHA BOA ( pode-se usar)



FIM DE PISTA



INICIO DE PISTA




VOLTAR AO PONTO DE PARTIDA



ESPERE AQUI ( quinze minutos)




ESPERE AQUI



DIVISÃO DE PATRULHA (3 pela direita 2 pela esquerda)




CAVAR AQUI




INIMIGOS



AMIGOS



ÁGUA POTÁVEL (pode-se beber)



ÁGUA PERIGOSA (pode estar contaminada ou ter correntes fortes)



ÁGUA BOA (pode-se usar para cozinhar e tomar banho)




ACAMPAMENTO NESTA DIRECÇÃO



VOLTE PELO MESMO CAMINHO

SEGUIR PISTAS PARTE I


Os Escoteiros usam os sinais de pista para “comunicarem” ou seja é uma forma de transmitir de uma forma gráfica o que se pretende , geralmente são usados em jogos ou passeios. É acima de tudo uma boa actividade de observação.

Mas para iniciares esta técnica tens que aprender a ler os sinais de pista, alguns são idênticos aos usados no passado pelos aventureiros, indígenas e exploradores.

Nas estradas, nos campos e no mato encontramos sinais deixados no chão, nas árvores e nos rios, por animais ou pessoas. A essas pegadas, quando tomadas numa direcção e com um fim, é que denominamos "pista". Seguir uma pista exige observações que pões em jogo a acuidade dos sentidos e o vigor da inteligência. Quem se dedica a essa actividade adquire conhecimentos muito úteis e elevado grau de percepção das coisas.

Naturalmente que seguir uma pista real para a descoberta de um animal ou pessoa, exige experiência treino e conhecimentos que muitas vezes nos escapam. Por isso é que os Escoteiros iniciam a aprendizagem utilizando sinais convencionais próprios, colocados em pontos que facilitam a observação.

Aprender a seguir pistas não é arte fácil pelo que aprender teoricamente, na sede, apenas tem o objectivo de fornecer dados para o desenvolvimento e apuramento dos sentidos e do raciocínio. A melhor forma para adquirir experiência neta área é praticar como tal uma história inventada durante uma caminhada, por exemplo, em que o objectivo é a procura de um elemento fugido do acampamento, é uma situação que pode parecer real e que ajuda a exercitar os sentidos principalmente os da observação e raciocinio.

Numa fase de aprendizagem os sinais convencionais devem ter em a tenção:

*Os sinais são feitos à direita dos caminhos florestais e á esquerda nas estradas;
*Os sinais devem ser visíveis;
*Quando está vento não podem ser utilizados papéis ou folhas;
*Os sinais não devem ser traçados a mais de um metro de altura do solo;
*Nos cruzamentos de estradas deve sempre ser colocado o "caminho a evitar" nas que não vão ser utilizadas;
*Nos lugares de movimento devem ser feitos muitos sinais;
*Os sinais devem ser traçados obedecendo as condições do terreno: em terrenos difíceis, de 2 em 2 metros, nas rochas, de 5 em 5, nas matas, de 20 em 20, nos campos, de 30 em 30 metros.
São diversos os sinais convencionais e tentaremos apresentar aqui alguns deles, principalmente os mais usados, assim como as situações em que eles devem ser colocados.

“A pista” tem sempre um começo e um final marcados com sinais característicos. Se te perderes volta sempre a até o último sinal que achas-te e procura com atenção nas proximidades até encontrares o próximo. Anda devagar e com os olhos bem atentos.
.....Próxima postagem sinais de pista mais usados......